domingo, março 04, 2012

Resenha: Antes de Morrer

Título: Antes de Morrer
Autora: Jenny Downham
Editora: Agir
Páginas: 193
Avaliação: 4/5 
Tessa Scott tem 16 anos e os mesmos desejos e inseguranças das outras meninas de sua idade. No entanto, numa época em que deveria descobrir aos poucos o mundo adulto, sente que corre contra o relógio. Ela tem leucemia e experimenta a dura realidade de enfrentar a proximidade da morte, quando ainda se é tão jovem. Por mais que tente agir como as outras garotas, Tessa se sente cada vez mais longe dos seus sonhos: apaixonar-se, ter filhos, viajar pelo mundo. Com o agravamento de sua fraqueza física e a perda de esperança dos médicos no prolongamento de seu tratamento, Tessa só vê uma saída: viver o mais intensamente possível.
Mesmo consciente de seu corpo debilitado, efêmero, Tessa quer viver mais do que tudo, quer abraçar o mundo e ao mesmo tempo ser eterna, e para isso vai testar todos os seus limites. Logo verá que essas experiências podem ser frustrantes, ou magoar aqueles que mais ama, deixando marcas profundas em sua família e em seus amigos: seu api, que se dedica inteiramente à filha; seu irmão Cal, que sofre com cada piora do estado de saúde da irmã; sua mãe, que havia deixado a família quando Tessa tinha 11 anos; e Zoey, sua melhor amiga. Personagens tão humanos em suas fraquezas e grandezas, tão frágeis diante da dor e da perda, tão reais e comuns. Em busca do tempo que se esgota, ela inicia um pequeno projeto: organiza uma lista com as dez coisas mais importantes que gostaria de fazer antes de morrer. A primeira transa, infringir alguma lei e aprender a dirigir compõe a lista de desejos a serem cumpridos.
Já vi vários comentários sobre esse livro ser muito triste, ou que ele faltava alguma coisa, sim o livro é triste, a partir da 150 eu não conseguia mais conter minhas lágrimas, não tem como não se emocionar.

 O livro é centrado em Tessa que tem 16 anos e há 4 anos vem lutando contra a leucemia, mas se encontra cada vez mais perto da morte, ela poderia escolher a quimioterapia e prolongar a vida mais um pouco, mas teria que viver mais fraca do que já era.
A morte é algo que todos nós algum dia teremos e ela é forte o suficiente para entender isso e escolhe viver intensamente e faz uma lista de coisas que queria fazer antes de morrer, a lista incluí perder a virgindade, se apaixonar, ter os pais juntos novamente, infringir leis e algumas outras coisas.

Os personagens são fofos, tem a melhor amiga da Tessa que a ajuda a fazer a lista e tem uma hora que ela se vê rodeada pelo seus próprios problemas mas mesmo assim não abandona a amiga.
O irmão mais novo de Tessa que tenta sempre ser forte, o pai que mesmo a esposa tendo o abandonado, faz tudo pelos filhos e principalmente pelo bem da sua filha.
e tem o Adam...  que não queria se envolver porque sabia que iria perdê-la..

Eu realmente gostei, é aquele tipo de livro que te faz refletir sobre a vida.

 Que tal deixar um comentário falando oque você faria se descobrisse que morreria em algumas semanas?
Postado por Bianca às domingo, março 04, 2012

1 comentários:

Leticia Portela disse...

Oi. Tem meme para você lá no blog. Se quiser fazer, ficarei feliz.
http://meumundomeioestranho.blogspot.com.br/2012/03/meme-das-11-coisas.html

Parabéns pelo blog.
Beeijo.

Postar um comentário